... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Espaço by Amigos


ABRAÇO DE AMIGO

Eu acho que o abraço
nasceu nos braços de um amigo,
que sentia no peito a saudade
de estar comigo e contigo.

Abraço de amigo é um laço
colorido e envolvente,
feito com fitas de seda
e é o nosso mais caro presente.

Abraço de amigo
é tão puro e aconchegante,
que se faz sentir presente
mesmo estando distante.

Com seus braços estendidos,
o amigo vai formando
laços de amizade,
que vão colorindo a vida
com pedaços de felicidade.

Abraço de amigo é luz,
luz que ilumina e aquece;
me abraça prá sempre amigo,
porque o teu abraço
ninguém esquece !!!

Autor Desconhecido

Com o carinho de sempre, aos meus amigos,

Leilah

Refletindo...

   
"As pipas sobem mais contra o vento - não a favor dele."

Winston Churchill


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Espaço Educação

Em 19 de abril, celebra-se o Dia do Índio. Ótima oportunidade para que você se pergunte: como vivem hoje os primeiros habitantes do Brasil? Muito tempo se passou desde que os portugueses chegaram aqui e conheceram esses povos cheios de tradições. Mais de 500 anos depois, qual é o resultado desse encontro de culturas? Pegue seu cocar e embarque nessa viagem ao mundo indígena moderno!

Por toda a parte...

Você, que está acostumado a pensar que os índios vivem na floresta, já os imaginou morando no meio do sertão? Ou na beira da praia? Pois saiba que isso é comum, especialmente na região Nordeste! Apesar disso, a maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo a eles. Muitas dessas terras ficam no estado do Amazonas, mas também existem grupos indígenas nos outros estados da região Norte e na região Centro-Oeste, além do Nordeste e do Sudeste.


Nessas terras, os índios vivem em aldeias, em que geralmente eles mesmos produzem seu próprio alimento. As famílias se ajudam e as crianças são criadas livremente. Até aí, nada diferente dos indígenas que viviam por aqui há 500 anos. Mas saiba que, nesse tempo, muita coisa mudou. “Os índios não poderiam ter vivido em contato com o homem branco por cinco séculos e continuarem exatamente da mesma forma”, explica o antropólogo João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quer um exemplo? “É muito difícil encontrar hoje índios sem roupa em uma aldeia”, conta.


Mistureba!

Os índios atuais absorveram diversas práticas que não pertencem à sua cultura. Muitas crianças indígenas frequentam escolas, mantidas nas aldeias pela Fundação Nacional do Índio, e aprendem o português. Mas isso não quer dizer que os indígenas tenham abandonado suas tradições, como os rituais religiosos e as danças.

“A troca cultural não destrói necessariamente uma cultura”, explica João Pacheco. “É natural que a primeira reação do ser humano ao ver as tradições de outro povo seja a curiosidade e não a hostilidade. Os indígenas têm a possibilidade de praticar as duas culturas, sem se tornarem menos índios por causa disso.”

Quer ver como é possível? Quando alguém fica doente em uma aldeia, a pessoa é tratada ali mesmo. Isso porque os índios têm muitos conhecimentos para utilizar ervas e plantas no tratamento de moléstias. Além disso, existe o pajé, um curandeiro responsável por cuidar dos doentes. Mas, quando o caso é grave e não pode ser resolvido dentro da aldeia, o jeito é levar o doente a um hospital.

Nas cidades
Agora que você já conhece essa mistura cultural, não vai se surpreender tanto ao descobrir que os índios chegaram às grandes cidades. “Em lugares como Manaus e São Paulo, eles têm movimentos organizados”, conta João Pacheco de Oliveira. “Assim, conseguem manter uma vida coletiva de cooperação e promover encontros em que mantém suas atividades rituais.”

Depois de saber de tudo isso, dá para ver que pessoas de diferentes culturas podem conviver em harmonia e aprender uns com os outros. “Conviver com índios seria uma experiência maravilhosa para qualquer criança. Eles têm muito a contar e a ensinar”, garante João Pacheco de Oliveira. De fato, quem aí não gostaria de ter um amigo indígena?


Tatiane Leal
Ciência Hoje das Crianças, abril 2009

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/



terça-feira, 21 de abril de 2009

Espaço Cinema...



Título Original: The Bucket List
Gênero: Comédia Dramática
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Estúdio: Storyline Entertainment / Zadan/Meron / Two Ton Films
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Justin Zackham
Produção: Alan Greisman, Neil Meron, Rob Reiner e Craig Zadan
Música: Marc Shaiman
Fotografia: John Schwartzman
Desenho de Produção: Bill Brzeski
Direção de Arte: Jay Pelissier
Figurino: Molly Maginnis
Edição: Robert Leighton
Efeitos Especiais: Ring of Fire Studios


Jack Nicholson (Edward Cole)
Morgan Freeman (Carter Chambers)
Sean Hayes (Thomas)
Beverly Todd (Virginia Chambers)
Rob Morrow (Dr. Hollins)
Alfonso Freeman (Roger Chambers)
Rowena King (Angelica)
Annton Berry Jr. (Kai)
Verda Bridges (Shandra)
Destiny Brownridge (Maya)
Brian Copeland (Lee)
Ian Anthony Dale (Instrutor)



Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida.

O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Mesmo sem ser uma obra-prima, é um filme excelente, portanto, que recomendo para todas as idades. Me fez lembrar, uma vez mais, que a essência da vida pode estar contida nas linhas manuscritas com letras tortas em uma folha de papel, nas entrelinhas do que lá escrevemos e mal enxergamos quando nos deixamos simplesmente levar, e nos pedaços desta mesma folha que volta e meia rasgamos e, ao recolhermos apressados, tentamos novamente juntar e colar.

Ainda assim, “Antes de Partir” é um bom filme, já que tem Nicholson e Freeman como protagonistas, além de um bom e bonito roteiro com alguns ótimos diálogos e uma bela lição de vida (apesar de “batida”).
Poderia ser melhor, mas “Antes de Partir” acabou deixando sua marca.


Curiosidades

- Justin Zackham concluiu o roteiro de Antes de Partir em apenas 2 semanas. Na época ele já tinha Morgan Freeman em mente para interpretar Carter Chambers.

- Tanto Rob Reiner quanto Morgan Freeman, separadamente, sugeriram que Jack Nicholson fosse contratado para interpretar Edward Cole.

- Este é o 2º filme em que o diretor Rob Reiner e o ator Jack Nicholson trabalham juntos. O anterior foi Questão de Honra (1992). - Jack Nicholson e Morgan Freeman rasparam a cabeça para atuar em Antes de Partir.
- Jack Nicholson utilizou sua própria experiência no hospital em alguns diálogos e situações do filme. O óculos usado em cena, por exemplo, foi uma sugestão do ator aceita pelo diretor Rob Reiner.
- Quem se lembra da edição do ano passado do Oscar deve recordar que Jack Nicholson, sempre sorridente com seus óculos escuros na primeira fila, apareceu careca. Foi justamente por causa das filmagens de “Antes de Partir”…)
- Alfonso Freeman, filho de Morgan Freeman, interpreta seu filho no filme.- O orçamento de Antes de Partir foi de US$ 45 milhões.


Fonte: coletâneas de sites de cinema.


Dica: o melhor é que você tire suas considerações, assistindo, sentindo e refletindo. Pois a vida é sentida no coração e com a essência de cada um!


com o carinho de sempre,


Leilah







domingo, 19 de abril de 2009

Fragmentos Poéticos...

Uma árvore não fica de costas para ninguém.
Dê a volta em torno dela, e a árvore
estará sempre de frente para você.
OS VERDADEIROS AMIGOS TAMBÉM!!!!
Dizem os chineses: árvore plantada com amor,
nenhum vento derruba!
UMA VERDADEIRA AMIZADE, TAMBÉM!!!
Quem planta árvores, cria raízes.
Quem cultiva bons amigos, também!
As árvores, como os amigos,
produzem beleza para os olhos e os ouvidos,
na mudança sutil de suas cores.
A árvore é sombra protetora, como os amigos;
sombra que varia com o dia,
que avança e faz variados rendados
de luz semelhantes à estrelas!!!
As árvores são sinônimo de eternidade,
e uma verdadeira amizade
também é para sempre!!!!

Nicholas Montessori

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Espaço by Poesia




Morena linda e maravilhosa
com sua boca macia,
seus olhos de jabuticaba e

seus cabelos sedosos.
A morena com quem sempre sonhei e,

DEUS me agraciou com a sua presença.

Morena, luz, das minhas trevas,
Acalanto, do meu sofrer,
Paz, da minha ira,
Razão, no meu desespero,

Ah, morena, que seus olhos, me enfeitiçam,
Seu perfume, meu desejo,
Sua boca, me seduz,

Ah, morena, que a paz tanto me traz...
quantas estrelas há no céu...
Seu olhar, me desatina,

ao olhar pros olhos teus.

Ah, morena, sem você não posso mais,
sem você é escuridão,
sem você é o silêncio eterno,
sem você é sofreguidão,

Ah, morena,
eu te amo com a minha alma,
eu te amo de coração
Ah minha morena para você,

com o meu amor!



Ivan Piccolo

Abril/2009






terça-feira, 14 de abril de 2009

Espaço by Música



Metade
Oswaldo Montenegro
Que a força do medo que tenho
não me impeça de ver o que anseio
que a morte de tudo em que acredito
não me tape os ouvidos e a boca
porque metade de mim é o que eu grito
mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe
seja linda ainda que tristeza
que a mulher que amo
seja pra sempre amada
mesmo que distante
porque metade de mim é partida
mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que eu falo
não sejam ouvidas como prece e
nem repetidas com fervor
apenas respeitadas como a única coisa
que resta a um homem
inundado de sentimentos
porque metade de mim é o que ouço
mas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora
se transforme na calma e
na paz que eu mereço
e que essa tensão que me corrói por dentro
seja um dia recompensada
porque metade de mim é o que penso
mas a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
e que o convívio comigo mesmo
se torne ao menos suportável
que o espelho reflita em meu rosto num doce sorriso
que eu me lembro ter dado na infância
porque metade de mim é a lembrança do que fui
a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais
do que uma simples alegria
pra me fazer aquietar o espírito
e que o teu silêncio me fale cada vez mais
porque metade de mim é abrigo
mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta
mesmo que ela não saiba
e que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade

pra fazê-la florescer
porque metade de mim é platéia
e a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada
porque metade de mim é amor
e a outra metade também.

Fonte:vagalume.uol.com.br/






Refletindo...


"Entusiasmo é a inspiração de qualquer coisa importante. Sem ele, nenhum homem deve ser temido; e com ele, nenhum homem deve ser desprezado."

Christian Nestell Bovee



sábado, 11 de abril de 2009

O presente...




Nada na vida acontece em vão...

Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto, rasgando o papel, curioso para ver o que havia dentro...

Talvez, houvesse ali algo de que você nem gostasse muito... Então, você guardaria a caixa, pensando no que fazer com aquele presente aparentemente "inútil" ...

Mas no dia seguinte, lá está outra caixa...mais uma vez, você abre correndo, e dessa vez há alguma coisa da qual você gosta muito...Uma lembrança de alguém distante, uma roupa que você viu na vitrine, a chave de um carro novo, um casaco para os dias de frio ou simplesmente um ramo de flores de alguém que se lembrou de você...

E isso acontece todos os dias, mas nós nem percebemos...

Todos os dias quando acordamos, lá está, à nossa frente, uma caixa de presentes enviada por Deus, especialmente para nós: um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível!

Às vezes, ele vem cheio de problemas, coisas que não conseguimos resolver, tristezas, decepções, lágrimas...

Mas outras vezes, ele vem cheio de surpresas boas, alegrias, vitórias e conquistas...

O mais importante é que, todos os dias, Deus embrulha para nós, enquanto dormimos, com todo o carinho, nosso presente: O DIA SEGUINTE!

Ele cerca nosso dia com fitas coloridas, não importa o que esteja por vir... a esse dia quando acordamos, chamamos PRESENTE...

O PRESENTE de Deus pra nós.

Nem sempre Ele nos manda o que esperamos, o que queremos...

Mas Ele sempre, sempre e sempre, nos manda o melhor, o de que precisamos, e que é sempre muito mais do que merecemos...

Abra seu PRESENTE todos os dias, primeiro agradecendo a quem o mandou, sem se importar com o que vem dentro do "pacote“. Sem dúvida, Ele não se engana na remessa dos pacotes.

Se não veio hoje o PRESENTE que você esperava, espere...

Abra o de amanhã com mais carinho, pois a qualquer momento, os sonhos e planos de Deus pra você chegarão, embrulhadinhos pra PRESENTE!

Pois Deus não atende as nossas vontades, e sim nossas necessidades.

Aproveite o dia de hoje!

Aproveite o momento da Páscoa para renovar, transformar, começar de novo e melhor!


Com o carinho de sempre,

Leilah





sexta-feira, 10 de abril de 2009

Páscoa...



A origem da palavra Páscoa é hebraica. Vem de Pessach, que significa Passagem. Comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito. Com este sentido, a Páscoa foi instituída no ano 1513 a.C. Antes, a data era utilizada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera. O sacrifício era chamado de "primícia" e, nele, se ofertava um pão de cevada com o primeiro cereal.

Com a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa ganhou um terceiro significado: a passagem da morte para a vida. Os cristãos utilizam a comemoração para relembrar a imolação do Filho de Deus, que com seu sacrifício livrou os homens dos pecados. A libertação, que para os judeus foi física, se tornou também espiritual.

Fonte: Guia dos Curiosos, www.ociocriativo.com.br

Feliz Páscoa!





sexta-feira, 3 de abril de 2009

Para Refletir...

“ É o encontro com as outras pessoas
que faz a vida valer a pena. ”


Guy de Maupassant